Imagem capa - 1ª Oficina Mirrorless Brasil 2016 por Andre e Vera Martins
workshops

1ª Oficina Mirrorless Brasil 2016

Foram 4 dias incríveis onde a troca de experiências foi fundamental, quando pensamos em fazer a Oficina em Paranapiacaba foi numa conversa com o Paulo Riscala no instituto Infinito Olhar, falamos de levar algum curso para lá pois a cidade é incrível, um patrimônio histórico aqui do estado de São Paulo, Fizemos uma primeira Oficina eu e o Namour de um dia para poder testar e entender a cidade, para poder fazer uma maior e com mais profissionais e tornar um evento anual.

 

Então decidimos ter a 1ª Oficina Mirrorless Brasil 2016 foram três dias de fotografia e um dia para profissionais de vídeo. Com um time de responsabilidade Thaís Tabosa, Rodrigo Tomzhinsky, Klayfe Rohden, Mateus Lunardi Dutra, André Martins e Vera Martins, Danyel Monteiro, Namour Filho, Elton Sabatino, Daniel Romão, Fabio Nomura.


A dinâmica das oficinas foi na parte da manhã dividir a turma e metade ir com um professor e a tarde trocar para que todos os alunos passassem por todos os professores, e isso que está tornando um evento querido, e todos estão curtindo pois a interação é 100%



No primeiro dia chamamos a Thais Tabosa e Rodrigo Tomzhinsky eles vieram com um tema Natureza e Naturismo, chamaram dois modelos que foram um show, o Petros e a Catharina que formaram uma dupla espetacular contagiando o clima com os alunos e encantando nas fotografias deles.

Eles pareciam que se conheciam a anos e no entanto se conheceram no dia  da aula.

O Rodrigo e a Thais mostraram como trabalham, como os modelos se soltam com eles e a liberdade que eles tem para que as fotos venham de uma maneira fluida e simples.


Klayfe Rohden deu um show de luz e técnica ele escolheu o retrato feminino, ele é uma pessoa que delimita bem seu trabalho e o executa da forma como visualiza o resultado! Ele também abordou a luz, como detectar os nuances das sombras de janelas, deu dicas de como ele se posiciona perante a modelo e a luz, enfim, ele mostrou exatamente como trabalha, mesmo fora de seu habitat natural.



Matheus Lunardi Dutra tem um estilo único, e ele é uma pessoa com um olhar exótico, procurando a sensibilidade mostrando todas as nuances do ensaio íntimo, e na mensagem ele vai conseguindo colocar uma mensagem no retrato que vai provocando sensações em vez de simplesmente entregar uma imagem bonita,  assim nesses retratos vemos claramente  melancolia, tristeza, esperança, nostalgia, sonhos.




André Martins e Vera Martins como fotógrafos de casamento procuraram apresentar como trabalham com os casais e escolheram um casal diferente do tradicional, foram os bailarinos queridos a Maria e Rodrigo tiveram a paciência de fazer as poses para cada aluno, nessa oficina procuraram fazer muita luz de flash para mostrar como utilizam mesmo nos casamentos, essa luz que para muitas pessoas é complicada, como gostamos muito de movimentos também trabalhamos eles com corridas e saltos, além de utilizar as belas luzes de janela que tem no teatro.


Namour Filho envolve seus alunos com a visão de um retrato clássico, mostrando com entusiasmo todo seu potencial de captar a luz, a direção como ele monta seus cenários e escolhe a melhor posição da modelo para que ela possa se expressar e ele acha o melhor ângulo conciliando com a melhor luz. Ele consegue envolver as pessoas isso é o que ele faz de melhor.



Danyel Monteiro um cara com o conhecimento, perfeccionismo e metodologia dele surpreendeu positivamente. Apresentou personalidade, didatismo e técnica, ele realmente se abriu durante seu WS. Abordou temas sensíveis ao trabalho, dentre os quais: Como se permitir entrar no espaço da modelo, como evitar constrangimento desnecessário, como fazer o acompanhante se sentir útil e a vontade durante o ensaio, dicas de luz criativa, como a origem da fonte de luz influencia na forma como percebemos a fotografia.

Este também apresentou bom controle de multidão assim cada um pode fotografar à vontade, sem esbarrar nos demais colegas etc.




No último dia foram os professores de vídeo, o Elton Sabatino mostrou como trabalhar documentando seus casamentos, teve o carinho de mostrar tudo que faz e como faz, o Daniel Romão mostrou se jeito de trabalhar e como capta com sentidos suas imagens e o Fabio Nomura mostrou como trabalhar com os equipamentos, steadcam e tudo mais ainda fez um video lindo da Thaís e do Tom.



 Os alunos puderam vivenciar esses dias maravilhosos onde tivemos todos os tipos de clima pois Paranapiacaba não é só uma cidade histórica, ela tem um clima diferente, pois pode fazer todas as estações em um dia só, tivemos, sol, neblina, frio, chuva em um só dia.

A pousada Shambala e Avalon foram as escolhidas para nos receber e fizeram seu papel de anfitriões muito bem, todos foram muito bem tratados e mesmo na simplicidade tivemos aquele clima Roots de um lugar bem rústico.

A nossa comida foi fornecida pela querida Benilde que tem um restaurante gostoso e aconchegante bem na frente do Teatro Lira, ela fez a gentileza de dar um descontinho para os participantes e a noite a maioria ficou lá confraternizando até altas horas.



Na terça feira tivemos além da oficina um evento chamado Humanamente com a idealização do grande André Mansano que é um evento voltado para ajudar o próximo, e nessa versão de Paranapiacaba ele mesmo veio dar uma bela palestra sobre atendimento. 

A Palestra foi boa demais, todos os que já estava e os que vieram ficaram encantados de como ele trabalha e como ele atende os casais.


No final da tarde sempre tomamos um café maravilhoso que tem pão de queijo, bolo de cenoura, bolo de banana, no Infinito olhar, onde o Paulo e a Elis nos recebem com tanto carinho, o projeto deles é fantástico onde sempre valorizam a vila que pelo olhar deles fica muito mais deslumbrante.


Temos que agradecer especialmente ao João Tavares que capturou os 4 dias do evento em video e está desenvolvendo um trabalho fantástico para essa oficina.



Agradecemos os patrocinadores que acreditaram e apoiaram nosso evento, continuaremos a fazer



Confiram o slideshow de como foi o evento, esperamos vocês ano que vem novamente.



Confira também as fotos dos nossos professores.